Síndrome do comer noturno tem relação com problemas emocionais

Síndrome do comer noturno tem relação com problemas emocionais
Normalmente essas pessoas têm insônia.

Na maioria das vezes, elas optam por alimentos ricos em carboidratos.
Quem nunca teve vontade de assaltar a geladeira de casa de madrugada? Mas comer à noite engorda? E beber?

De acordo com a nutricionista, de 1% a 2% da população sofre com a síndrome do comer noturno. Ela está relacionada à restrição alimentar, problemas emocionais e obesidade.
Normalmente são pessoas que têm insônia e acordam de três a quatro vezes durante a noite. Em pelo menos dois desses despertares essas pessoas acabam comendo. Na maioria das vezes, elas optam por alimentos ricos em carboidratos.

O endocrinologista Bruno Halpern lembra que o nosso corpo tem horários para descansar, se alimentar e ser fisicamente ativo. Hoje, com a vida moderna, nós bagunçamos um pouco, mas a maioria das pessoas é ativa durante o dia e à noite descansa.

Carboidrato à noite: pode?
Nosso corpo desacelera e se prepara para descansar à noite. O metabolismo fica mais lento e, consequentemente, a digestão. Mas isso não significa que não podemos comer carboidrato, por exemplo. O carboidrato traz sensação de bem estar e tirar de vez pode prejudicar o sono. Como consequência, a pessoa pode querer consumir mais gorduras ou levantar de madrugada.
Carboidrato tudo bem, mas nada de gordura à noite. Um estudo mostrou que é melhor comer gordura durante a manhã do que à noite, quando a gordura tende a ir para áreas que atrapalham o bom funcionamento do coração.

O que comer à noite?
Em geral, comer um bom café da manhã, almoçar relativamente bem e diminuir a quantidade durante a noite faz bem. Uma refeição completa e equilibrada precisa de carboidrato, proteína e alimentos fonte de vitaminas, minerais e fibras. É possível ter tudo e fazer uma refeição leve e menos calórica.